Internet

Deep Web – Parte da internet com conteúdo protegido. Dark Web – O lado sombrio da internet. Entenda a diferença

Tudo que você pode acessar normalmente, é apenas 4% to total do conteúdo que pode ser acessado pela internet, essa parte da internet que acessamos normalmente chama-se Surface Web ou World Wide Web,  composta pelos conteúdos livres de restrição de acessos como Google, Youtube, milhares de blogs e sites, etc..  Segundo um estudo, os outros 96% da internet são conteúdos inacessíveis para todos os usuários, são protegidos por senha e não são listados nos buscadores como Google, Bing e outros. Porem devemos saber separar Deep Web e Dark Web, pois são diferentes tipos de informações e diferentes modos de acessos.  A imagem abaixo ilustra as duas partes da internet.

tudo sobre deep web

Figura 1 – Camadas da Web – Surface Web e Deep Web

A  Dark Web se localiza abaixo da Deep Web, apesar que muitos usam os dois termos como uma coisa só. No entanto, a Dark Web  é apenas uma pequena parte da Deep Web (Figura 2) .

deep web e dark web

Figura 2 – Camadas da Web – Surface Web, Deep Web e Dark Web

Como podemos observar, a Deep Web, sua maior parte não é apenas conteúdo ilegal como muitos pensam, mas apenas conteúdo restrito, mas a Dark Web, sim é a parte mais sombria de toda internet onde é preciso ter um navegador especial, exemplo o Tor. Este navegador mantém a privacidade de origem e o destino dos dados e as pessoas que o acessam. Este tipo de anonimato mostra o imenso poder da Dark Web, permitindo transferências de informação, produtos e serviços, legal ou ilegalmente.

 

Fonte e Imagem: Google, deepwebtech.com