Ferramentas Ferramentas Ferramentas Linux MAC Tecnologia Windows

WinRAR

Compactar e descompactar arquivos com  WinRar é  muito útil para quem precisa enviar anexos muito grandes por e-mail, fazer backup, etc. No link abaixo você tem opção de baixar em português x86 e x64 para várias sistemas operacionais.

Clique aqui para baixar WinRar para Windows, Mac e Linux x64 e x86.

Veja como compactar arquivos, após ter baixado e instalado:

Selecione os arquivos que deseja compactar, clique com botão direito do mouse e depois clique em “Add to archive” ou “Adicionar para arquivo” como na imagem abaixo.

Como usar winrar

Caso escolha a segunda opção “Add to “Documentos.rar”” onde o programa pega o nome da pasta como referencia para o nome do arquivo, você não vai precisar seguir os passos abaixo e já vai ter seus arquivos compactados na mesma pasta com o respectivo nome, agora se quer usar mais opções do programa, prossiga.

Em seguida, ajuste os parâmetros, basicamente, você pode clicar em “Browse”, escolher o local para onde será salvo e clicar em ok, mas também pode mudar dois parâmetros simples: “Archive format”, formato de arquivo, neste caso o RAR terá melhor compressão, já o ZIP terá melhor facilidade para acessar em outro computador, mesmo que não tenha WinRAR instalado, tornando essa opção, melhor para compactar arquivos para enviar por e-mail. Outra opção é o “Compression method”, método de compressão onde você pode mudar de “normal” para “best”, ou seja, melhor, isso irá consumir mais do processador caso esteja compactando muitos arquivos grandes, porem é a melhor opção, agora basta clicar em “ok”.

Como usar winrar

Descompactar é bem fácil, basta clicar com botão direito do  mouse sobre o arquivo compactado rar e você terá três opções:

Extract files…(Extrair arquivos), ao clicar aparecerá janela para escolher onde deseja extrair e basta clicar em ok.

Extract here.. (Extrair aqui), ao clicar, os arquivos serão extraídos no mesmo local onde esta o arquivo compactado.

Extract to “nome do arquivo” , essa é minha opção preferida, criar uma pasta com o nome do arquivo no local onde o arquivo está, dessa forma fica mais organizado caso tenha vários arquivos na pasta.

Caso tenha aberto o arquivo compactado e quera descompactar, basta clicar em “Extract To”:

Como extrair arquivos winrar

Clique aqui para baixar WinRar para Windows, Mac e Linux x64 e x86.