Tecnologia

Estão roubando o processamento do seu PC – Aprenda bloquear mineradores de criptomoedas como o Bitcoin

Uma nova ameaça aos computadores agora são os mineradores de criptomoedas  ilegais, como o objetivo desse post não é explicar como funciona mineração de criptomoedas, aqui será mostrado apenas como bloquear essas ameaças. Saiba como funciona mineração de criptomoedas.

Basicamente eles utilizam o processador do computador para processar dados que podem ajuda-los no ganho dessas moedas como o Bitcoin. À medida que a criptografia ganhou popularidade, os proprietários do site agora usam scripts de mineração de criptografia para usar o poder da CPU dos visitantes para ganhar lucros. Isso também inspirou alguns desenvolvedores a criar métodos para bloquear a mineração de criptografia no navegador da Web através de diferentes métodos.

O Pirate Bay, o site de torrent mais popular do mundo, foi recentemente visto testando um minério de criptografia Monero em seus sites. O site confessou que poderia estar usando mineração de moeda no futuro para manter o site em execução, ou seja, uma alterativa dos anúncios para gerar lucros e manter o site ativo, mas vamos concordar que ver alguns anúncios é aceitável, agora usar o processamento do nosso PC sem autorização é bem abusivo. Esta prática não é nova, mas a Pirate Bay foi o primeiro site popular que foi visto usando um minério de criptografia. Isso também contribuiu para o debate de ética. Agora grande parte dos players de filmes online também estão usando sua CPU enquanto você assiste filmes.

Basta acessar um site ou baixar algum software que contenha o script de mineração para ser vítima. Para identificar sites ou programas suspeitos, ao acessar o site, verifique no gerenciador de tarefas o uso da cpu sendo gasto pelo navegador ou outro programa suspeitos:

O uso intensivo da CPU  pelo aplicativo não significa que esteja minerando, mas é um sinal.

No Google Chome tem duas extensões entre outras que você pode adicionar para que elas bloqueiam essas ameças automaticamente.

No Coin é uma solução gratuita e a extensão mineBlock Chrome é outra ferramenta que você pode usar para bloquear a mineração de criptografia no navegador da Web.

Devo realmente parar a mineração de criptografia?

A resposta a esta pergunta depende do site que está usando essa mineração. Se o site estiver notificando você assim que você o visitar e estiver confortável com isso, não é prejudicial. Outro ponto que você deve levar em consideração é a carga de mineração que sua CPU suportaria. Um site também deve informar o quanto de poder de processamento ele pretende utilizar.

Caso você esteja disposto a apoiar o seu site favorito através desta fonte alternativa de receita e eles estão sendo honestos sobre suas práticas, as coisas estão bem. Saiba mais.

Qual sua opinião sobre o assunto ? Deixe seu comentário.