Internet Tecnologia

O que está acontecendo com a internet? Grandes sites sofrem interrupções nos acessos, saiba porque

Hoje dia 13-03-2019 centenas de sites incluindo os mais acessados como Facebook, Google, Whatsapp e Instagram  estão com problemas de conexão, muitos dizem ser algum tipo de ataque hacker como DDoS, mas a informação que temos é um problema de roteamento de trafego.

O site Downdetector mostra os sites/aplicativos que estão sendo reportados os problemas, onde é possível ver centenas de grandes serviços sendo interrompidos. No top 10 esta Verizon, Spectrum, Netflix, Comcast, Gmail, Aol, Spotify, Google, Facebook, EA, Menssager, Youtube, Ebay, entre outros.

Mas o que realmente esta acontecendo? Segundo o site independent.co.uk é um acidente no roteamento do trafego da internet, saiba mais abaixo:

Um representante da empresa de rede Netscout entrou em contato com o  independent.co.uk, alegando saber a causa dos problemas de hoje. Acostume-se, porque esta explicação de Roland Dobbins, engenheiro principal da empresa, é um pouco longa e muito complicada. Eu explicarei da melhor forma para todos entenderem.
“Aproximadamente às 13h52 (horário de Brasília) de 13 de março de 2019, parece que um vazamento acidental de BGP (Border Gateway Protocol) vazou de um ISP (Internet Service Provider) europeu para um grande ISP de trânsito, que foi então propagado para alguns peers e / ou downstreams do ISP de trânsito em questão, resultou em interrupção perceptível do acesso a algumas propriedades de Internet conhecidas por um curto intervalo. Embora não sejam de natureza maliciosa, esses eventos podem se revelar prejudiciais em uma base ampla. “
Acalme-se, agora você irá entender.
Quando ele diz BGP ele significa “Border Gateway Protocol”. Essa é uma das muitas tecnologias que atuam como infra-estrutura para a internet: é um tipo de sistema de roteamento, ou uma série de sinais que apontam o tráfego da Internet para onde precisam ir (Por exemplo, você acessa google.com e então o navegador conecta com o ISP, o ISP irá direcionar o acesso ao servidor do Google, para isso este acesso passa por várias rotas e tecnologias, o BGP é uma delas). E o que o Netscout está dizendo é que esses sinais foram misturados por um ISP (ou provedor de serviços de internet), que acabou enviando tráfego para o lugar errado. Isso começou a se espalhar pela internet – como se um sinal de estrada estivesse apontando para o lado errado, e então os carros começaram a seguir outros carros por esse caminho errado – transformando-o em um grande problema. E a partir daí, ele diz, nossos problemas chegaram. Resumindo, a internet global foi bagunçada neste dia, os acessos (trânsitos) ficaram congestionados, alguns passaram e outros não, por isso algumas pessoas ainda consegue usar os serviços dos sites com pouca ou nenhuma interrupção.
Dobbins diz que este evento não é um ataque malicioso.
Espero que tudo faça sentido!
Os problemas definitivamente parecem estar relacionados a problemas de conexão, em vez de erros no aplicativo ou qualquer outra coisa parecida. O que significa … o truque às vezes útil de sair e / ou excluir o aplicativo e, em seguida, efetuar login e / ou instalá-lo não funcionará.
  • O Facebook negou que esteja passando por um ataque DDoS – mas não disse o que  está  acontecendo e não recebemos notícias deles por horas.
A conta oficial do Facebook twittou que estava ciente dos problemas .
Todos os aplicativos do Facebook ainda estão ruins e, talvez, piorando. Aqui está outro mapa, só assim você pode ver o quão difundidas são essas coisas.
Apenas para confirmar: os mesmos problemas, ainda acontecem muito, no Facebook e no Instagram e WhatsApp.
Todos os outros sites que não eram do Facebook e que estavam tendo problemas anteriormente – Etsy, o Serviço Postal dos EUA – parecem ter se resolvido prontamente.
Eles podem ter sido apenas uma coincidência muito boa e sofreram uma interrupção relativamente normal e rápida ao mesmo tempo que o Facebook.
Sabemos, no entanto, que as interrupções no Facebook, Instagram e WhatsApp são mais graves e parecem estar conectadas umas às outras. E eles ainda estão muito em andamento.

Embora os problemas não estejam atingindo a todos, eles estão sendo sentidos em todos os lugares. Aqui está o mapa do Instagram:

Os problemas no WhatsApp – que foram uma parte relativamente pequena dos problemas, e ofuscados pelo Instagram e Facebook – estão ficando muito piores. Down Detector mostra relatórios de problemas no WhatsApp estão surgindo:

É importante notar que nem todos estão tendo esses problemas: algumas pessoas ainda podem acessar o Facebook, o Instagram e outros serviços afetados, e alguns deles podem fazê-lo sem nenhum problema. Não está claro o que está decidindo se você pode ou não pode.
Já são mais de 5 horas de problemas. Esta provavelmente será a maior interrupção de sites de todos os tempos, e no final provavelmente terá custado centenas de milhões de reais em receitas perdidas.
Quer saber mais sobre BGP ? Ative as legendas:
https://www.youtube.com/watch?v=z8INzy9E628
Facebook fora do ar, Whatsapp fora do ar, Instagram fora do ar entre outros no pior dia para as grandes empresas que atuam na internet.

Deixe seu comentário abaixo sobre o assunto.